Período: como simplificar #1

Viva, Beyonders!

Todas nós já sentimos a sensação de desassossego quando passamos 'aquela altura do mês', ou simplesmente quando está perto. Por inúmeros motivos: manchar as calças, os lençóis (e toda a roupa de um modo geral); dores de barriga; sensação de cansaço excessivo; irritabilidade (e TPM), enfim, todas estas e muitas outras coisas servem para nos inquietar relativamente ao período.

Claro é que existem formas de controlar o modo como o período impacta nas nossas vidas, diminuindo o modo como ele nos perturba. Atenuando os seus efeitos. 

A questão que se impõe é COMO(?!)

Aqui ficam uma série de dicas para te ajudar a prevenir e controlar esses mesmos impactos.


  1. Observar, diagnosticar e prevenir:
Existem uma série de métodos 'naturais' que nos permitem calcular, a priori e por estimativa, quando se vai iniciar a menstruação. 
  • O ciclo menstrual descreve os 28 dias de uma menstruação regular. Normalmente, e sepunhamos que a menstruação inicia dia 25 dos mês de agosto, 5 dias durante e após (até dia 30, inclusive) ocorre o sangramento. É-te ainda possível calcular, em média, os teus períodos férteis e inférteis.
~

Resultado de imagem para ciclo menstrual

Basta então agarrar num calendário e apontar o dia em que se inicia a mesntruação, em que dia terminou, e seguir o ciclo menstrual. Existem, também, Apps que fazem esse mesmo trabalho por ti.

      2. Atenuando Impactos
  • Utiliza sempre contigo uma nécessaire com tudo o que necessitas para caso o teu dia de inicio da menstruação seja inesperado. Já aconteceu a todas nós estar num evento e, de repente, pumba, aí vem ele - e não ter como atenuar os seu impactos; ou então estar atrasado; ou então a estimativa do cálculo ser ali por volta daqueles dias, sem certezas. Leva sempre contigo aquilo que necessitas.
Tampões vs Pensos

Se és nova nisto, vais querer saber a diferença entre tampões e entre pensos. Quais são as suas vatnganes e desvantagens. Aqui vão uma série delas!

          Os tampões são muito mais higiénicos do que os pensos, porque absorvem o fluxo menstrual ainda dentro da vagina, pelo que evita que os fluidos se espalhem pela cueca ou pelo penso; o que por sua vez previne odores, derrames, etc. A desvantagem associada pode ser a dor. Colocar o tampão pode ser doloroso nas primeiras vezes, mas para o fazer, basta seguir as instruções que vêm junto dos mesmos e colocar. Pode nem ser doloroso para ti, isto depende de pessoa para pessoa! Um mito é que os tampões são inidicados para a natação ou para estar na água - NÃO - eles absorvem de igual modo a água, e dão a sensação de desconforto por estarem cheios, chegam mesmo a magoar. Uma outra desvantagme é o preço. Podes pedir amostras grátis e experimentar! 

         Os pensos são menos higiénicos que os tampões, como já disse; ainda que alguns tenham alguma proteção contra odores, normalmente esses são os mais caros. O penso tem a vantagem de poder ser utilizado como prevenção do tampão em caso deste estar cheio, para que não aconteçam derrames inesperados. Também por não se dever usar tampão enquanto se dorme, o penso é a nossa solução. Além disso, os pensos têm a vantagem de não ser dolorosos, ou seja, aplicam-se de forma cómoda (contudo pode fazer impressão nas primeiras vezes).

            3. Sem preconceitos

Beyonders, é mais que certo que os rapazes sabem que nós temos o período! Não tenham qualque rproblema em rejeitar fazer determinada atividade (natação...) porque eles vos irão apontar o dedo! Pelo contrário! Eles vão sim preocupar-se convosco! Além disso, existe um grand espírito de abertura por parte do sexo masculino em tentar perceber e querer saber mais sobre este fenómeno do nosso corpo. 

Por hoje é tudo. Espero que vos tenha socorrido numa situação mais urgente! Comentários aqui em baixo, vou estar atenta a qualquer dúvida e prontamente disposta a esclarecer!

 





Comentários